Frieira – Quais as causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e também como evita-la.
Caracterizada como uma mucosa que ocorre em algumas partes em nosso corpo a frieira é chamada em muitos lugares ou até mesmo por muitas pessoas de pé-de-atleta. Causada principalmente causada por fungos ela tende sempre a ocorrer em lugares como axila, pés, mãos e em algumas vezes na virilha, o que é raro.

Contudo, mesmo ocorrendo em todos esses lugares ela é comum nos pés onde cerca de mais ou menos de 90% de pessoas que possuem a micose a possuem nos pés, por isso o nome “pé-de-atleta”.
O que é?
Não sendo um problema graves porém que pode causar um incomodo para quem tem o pé-de-atleta é comum especialmente em crianças, principalmente de 5 á 11 anos.
Isso ocorre porque essa micose acontece principalmente pelo fato da má higienização dos pés, ou até mesmo pelo mal secamento que dão à ele.

Isso ocorre pois, a maior parte das pessoas sabem que lugares onde tem muita umidade é propenso a desenvolver diversos tipos de bactérias.
No corpo humano não é diferente, precisamos secar lugares como axila, vão entre os dedos tanto dos pés quanto os vãos entre os dedos da mão, virilha, e pescoço.
Esses lugares úmidos, uns pelo fatos que acabam sendo cobertos, e outro por conta que são muito afetados pelo suor, embora todos sofram da segunda citação.
É por conta disso que a friagem se desenvolve nesses lugares, pois a umidade que está presente neles é o suficiente para que um fungo possa ser gerado.
Mesmo o jeito de contrai-la seja simples, pode ocorrer a transmissão, que é quando alguém transmite os fungos para outra pessoa.
Porém não precise se preocupar, ela não é grave e também existe cura e o tratamento que leva a cura é simples e não tende a demorar mais de 2 semanas.
Essa contaminação tende a ser transmitida a partir de meias e também de tênis, então é sempre bom evadir-se de pegar tênis e meias, principalmente de desconhecidos.
Causas frieira
Como já foi dito acima, o que faz com que a pessoa possua a frieira são bactérias ou também transmissões de alguém que possuía o fungo assim transmitindo para outra pessoa.
Existe mais de 1 fungo que causa o pé-de-atleta, existem 3 que acabam sendo os mais causadores do sintomas na saúde, esses 3:
- Microsporum;
- Trichophyton;
- Epidermophyton.
São esses os 3 que vem a ser os principais causadores da doença que acomete principalmente as crianças. Eles tendem a se desenvolver quando a higienização não é feita da maneira correta, ou seja os outros ligares não acabam sendo limpos como deviam.

Deixa-los molhados ocasiona nas manifestações e nas evoluções do fungo nos lugares, pois lugares úmidos facilitam o seu desenvolvimento no local. Graças a isso o sintoma é gerado assim ocasionando em um grande desconforto.
Sintomas
Os principais sintomas que geralmente ocorrem quando uma pessoa possuí a frieira estarão citados abaixo:
- Pele sofrendo por conta da descamação das unhas;
- Ardor no local afetado;
- Coceira aonde ocorre o pé-de-atleta na pele;
- Cheiro desconfortável.
A melhor coisa é que se procure um médico especializado na área de dermatologia, pois é a área médica onde os médicos estudam sobre sinais que ocorrem em nossa pele, e também pode acabar afetando a saúde.
Assim ao procura-lo ou até mesmo procurar um farmacêutico que possa te indicar uma pomada ou até mesmo um talco que possa ajudar ao desaparecimento dos sinais é uma boa opção.
Diagnóstico frieira
Em muitos casos o diagnóstico é realizado apenas com a observação do médico profissional, embora é seja bem provável que ele faça outros exames que possam ajudar e confirmar de fato o sintoma. Uma forma de diagnóstico que talvez o médico profissional venha à usar é a biópsia do local, onde ele retira uma parte onde esteja o sintoma.

Pois assim ela pode ser analisada no laboratório da forma que os cientistas venham a descobrir de fato se é ou não o problema em questão.
Tratamentos
O seu tratamento costuma ser bem simples, feito de forma prática e não demorando para que seja curado de maneira saudável de maneira correta. Podendo ser feito de várias maneiras ele geralmente é tratado com remédios que servem para combater, ou seja, remédios anti-fúngicos.
Além disso pomadas, sprays e muitas vezes talco podem ajudar no tratamento, basta que saiba como usa-lo de maneira correta, evitando que passe para as unhas.
Muitas pessoas adotam um tipo de tratamento um tanto quanto diferenciado, que é colocar dente de alho amassado no local aonde a frieira estiver.
Como Evitar

Quando se sabe as causas evita o problema não se torna algo muito difícil, para que possa evitar a frieira basta apenas manter a higiene em ordem.
Principalmente nos locais onde o pé-de-atleta pode aparecer, outra coisa é secar bem esses lugares pois eles úmidos podem facilitar para que o fungo venha a aparecer, podendo afetar sua saúde.