Dor na nuca: Causas, sintomas e tratamentos

dor na nucaA dor na nuca pode ser um estorvo para a boa qualidade de vida. Ao decorrer da vida todos passamos pelos mais variados tipos de dores que, em muitos casos, apenas aparecem repentinamente e somem.

Em outros casos as dores tornam-se cada vez piores e mais incomodas, principalmente quando não há o tratamento médico adequado. Deve-se ter em mente que toda dor na nuca é um indicativo de algo no corpo, sendo isso alarmante ou não.

As dores na nuca podem tanto ser passageiras e sem nenhum indicativo alarmante para a saúde como um péssimo sintoma de algo preocupante que está ocorrendo.

Causas da dor na nuca

A dor na nuca pode ter diversas causas. As causas mais relatadas em consultórios médicos normalmente tem a ver com a alta da pressão arterial ou apenas dores musculares, muitas vezes sendo relacionada à falta de qualidade do sono.

dor na nuca causas

Má postura e traumas pregressos na coluna também podem ser fatores determinantes para o desenvolvimento de dores crônicas na região da nuca. Dos diversos fatores que podem causas as famigeradas dor na nuca as principais podem ser:

Meningite

A meningite, tanto bacteriana como viral e meningocócica podem infligir grandes dores na região da nuca. Isso por que os agentes causadores da meningite atinge a região das meninges e nuca, tecidos esses que tem como função recobrirem o cérebro.

Dores musculares

Muitas vezes, com o passar da idade e menor rigidez da musculatura, dormir de mau jeito pode influenciar muito no desenvolvimento de dores musculares. Sem deixar de contar também que este é u problema que tem se tornado cada vez mais comum, onde dessa forma tem feito mais e mais vitimas, e que por sinal é uma dor muito chata e que incomoda qualquer um.

dor na nuca abaixo do pescoço

Isso por que má postura, estresse e excesso de esforço geram dores nos músculos do pescoço que são semelhantes a dor na nuca sentida após um dia de academia, dada a liberação do ácido lático. Além disso uma distensão muscular ou um nó nos músculos da região também pode ser percebido.

Elevação da pressão arterial

Atente-se a este sintoma
A pressão arterial pode influenciar bastante quando o assunto são dores na nuca. Isso por que o fluxo sanguíneo passa pelo pescoço com enorme força, causando uma dor na nuca se o aumento da pressão for repentino. Mas não se esqueçam que este não é o único problema causado por conta de pressão alta, mas também pode estar causando outros tipos de problemas de saúde que podem ser muto perigosos.

Todavia, os hipertensos, apesar de estarem sujeitos a esse mal, não o apresentam em boa parte dos casos, isso por que a pressão do hipertenso não apresenta variações abruptas de intensidade. E esses casos são mais essenciais que venham a estar consultando um médico no caso de perceber os seus primeiros sintomas.

Artrite

A artrite é uma doença muita popular entre o senso comum. A artrite tem como seu principal sintoma causar inflamações articulares. A nuca, como uma parte do corpo rica em articulações necessárias para uma maior flexibilidade do pescoço, sofre bastante com dores provocadas pela artrite.

dor na nuca artrite

Este tipo de dor na nuca ainda pode ser agravado durante o dia e em conjunto com a repetição de práticas diárias. Trabalhar em frente ao computador, usualmente com o pescoço inclinado para frente, dirigindo ou passando horas estudando pode agravar ainda mais os sintomas da artrite.

Como aliviar?

Conheça todas as suas causas
Como descrito acima, as dores na nuca podem ter diversas causas. Assim como as causas das dores na nuca os tratamentos também podem ser diversos, a exemplo:

Dores musculares

Normalmente podem ser resolvidas com o passar do tempo na maioria dos casos, sendo necessário apenas um repouso para que haja a recuperação correta. Caso as dores sejam de forte intensidade e o descanso correto não for possível é aconselhado fazer o uso de algum anti inflamatório, de preferência os de aplicação cutânea em detrimento dos de via oral.


Elevação da pressão

Normalmente esse caso se da em pessoas que tem uma pressão variável. Isso pode se dar por muitos fatores. Todavia, é importante evitar sódio e refeições de elevada quantidade de comida, além de controlar o uso de medicamentos que elevam a pressão.

dor na nuca tem tratamento


Artrite

A artrite pode ser tratada de diversas formas. Como a artrite caracteriza-se pela inflamação das juntas o mais indicado em primeiro plano é a administração de um anti inflamatório. Em segundo plano o mais indicado é a consulta médica com um especialista adequado.

Quando ir ao médico?

Procure um médico
A dor na nuca não deve ser algo recorrente, ela pode chegar do nada sem nenhum tipo de sintoma, ou seja, a qualquer momento qualquer um pode estar tendo ela. Quando notada uma persistência da dor na nuca apesar dos tratamentos e consumos de remédios uma consulta médica é o mais indicado.

A dor na nuca pode ser sintoma de meningite, uma grave doença que, caso não seja tratada da maneira certa e com o acompanhamento médico adequado, pode levar a morte.

Como prevenir a dor na nuca?

As dores na nuca podem ser causadas por inúmeros fatores. Isso torna difícil determinar uma medida profilática exata para evitar as dores na nuca. Ademais, medidas importantes a serem ressaltadas são: evitar carregar muito peso e fazer esforço além da conta, comprar um travesseiro ortopédico, consultar o médico regularmente e evitar variações bruscas de pressão, fazer exercícios focados na região do pescoço regularmente.

Conclusão

Assim como viram logo acima, são muitas as causas das dores na nuca, ou seja, é possível que possa estar tendo elas por conta de muitas coisas diferentes, são muitas as razões pelo qual as pessoas vem a ter estas dores, assim como também são muitos os meios de tratamentos para que possa estar aliviando estas dores, e até mesmo acabando com elas de vez.

Esperamos assim que possa ter entendido tudo o que passamos, onde tudo foi feito para que possamos estar passando todas as informações para estar auxiliando todos os que venham a ter problemas semelhantes a este.

Mas caso ainda venham a ter algum tipo de problema semelhante a este é possível que possa estar deixando as suas dúvidas nos comentários, e dessa maneira poderemos estar as respondendo o mais rápido o possível para estar tirando todas as dúvidas e questões em branco.